Aspectos práticos do E-Social nas empresas

O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social).

O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social).

Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, tais como, mas sem a exclusão de outras vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento e etc..

O e-Social não alterou em nada a legislação trabalhista, apenas a forma como as empresas devem comunicar os órgãos oficiais de todas as questões trabalhistas.

Com o e-Social, as empresas devem estar atentas, pois não há reformulação das regras da CLT, o sistema apenas as faz serem cumpridas.

 

Assim, a dica é: para que não ocorram complicações decorrentes do uso inadequado dessa ferramenta, todos os departamentos da empresa devem estar envolvidos na reestruturação do processo de entrega das informações e produção dos relatórios necessários, sendo importante, também, criar uma rotina sólida de recebimento e envio de documentos e informações.

 

Mais Imagens

« Voltar
Avenida Júlio de Castilhos, 1129 - 95010-003 - Caxias do Sul - RS