A importância da segurança no ambiente de trabalho

A implementação de práticas seguras no ambiente de trabalho é positiva tanto para as empresas, como para os empregados. A empresa que efetua tais medidas demonstra o comprometimento e a preocupação com toda a equipe, assegurando um ambiente com melhor qualidade e organização. A implementação de práticas seguras no ambiente de trabalho é positiva tanto para as empresas, como para os empregados. A empresa que efetua tais medidas demonstra o comprometimento e a preocupação com toda a equipe, assegurando um ambiente com melhor qualidade e organização. 

Importante considerar, ainda, que as doenças ocupacionais se equiparam a acidentes de trabalho. Conforme o artigo 19 da Lei nº 8.213/91: “Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.”.

A fim de combater os riscos e acidentes laborais é necessário que os empregadores façam cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho, implantando políticas de prevenção com o auxílio dos profissionais especializados na área, os quais poderão antecipar, reconhecer, avaliar e controlar todos os riscos existentes e gerados no ambiente laboral. 

Outra regra que as empresas precisam conduzir a fim de prevenir qualquer tipo de acidente ou doença ocupacional é a execução de ordem de serviço ou o treinamento dos empregados. 

Ainda nesse sentido, também, é necessário adotar todas as medidas determinadas pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) -  órgão regional competente que supervisiona as atividades relacionadas com a segurança.

O cuidado com o ambiente de trabalho não é importante apenas para a prevenção e riscos de acidentes. Quando implantadas, as ações, podem agregar muitos benefícios na rotina da corporação, entre os principais proveitos estão: a redução dos custos e prejuízos do empregador, contribuição para o aumento da produtividade e para a autoestima do trabalhador, diminuição em até 40% de atrasos e faltas e, inclusive, a geração do retorno para a imagem da corporação que reconhece no empregado o motor da empresa.

Motivos esses, os quais reforçam que a realização da segurança laboral é um investimento para a gestão da empresa, beneficiando o empregador e o empregado.

Mais Imagens

« Voltar
Avenida Júlio de Castilhos, 1129 - 95010-003 - Caxias do Sul - RS