A elaboração de um planejamento estratégico

Processo analisa todos os ângulos da empresa para direcionar e monitorar suas ações

Para minimizar as deficiências da empresa e potencializar o uso do que ela tem de bom é preciso pensar o negócio de uma maneira estratégica. Uma forma de fazer isso é elaborar um planejamento estratégico.

A formatação e a viabilização jurídica das deliberações deste processo devem ser feitas sob a orientação de um advogado. Antes de dar início ao planejamento é importante conhecer um pouco mais sobre ele.

O planejamento estratégico é um processo que analisa a empresa em vários ângulos, para direcionar o seu rumo e monitorar suas ações. Um planejamento bem elaborado deve conter aspectos econômicos, sociais, políticos, legais, ecológicos, tecnológicos e culturais, e ainda, envolver o entorno da empresa e o que influencia o seu comportamento, como clientes, concorrentes e fornecedores.

Ao elaborar seu plano, o empreendedor deverá ser crítico e coerente, realizando perguntas diversas, sem medo das respostas negativas. As perguntas devem ser completas para que as respostas reflitam com transparência a realidade do negócio e a situação futura perante o mercado. Além disso, deve gerar confiança e segurança à sociedade e aos colaboradores, de modo que demonstre o seu verdadeiro papel.

O planejamento é divido em três níveis. Confira:

Estratégico: a ser executado pelo alto escalão. Deve ter amplo alcance e objetivos que respeitem prazos temporais – curtos, médios ou longos.

Tático: atua no escopo médio do negócio, consistindo nos meios ou recursos disponíveis que podem ser utilizados para alcançar um resultado.

Operacional: de alcance curto, está diretamente ligado à área técnica e de execução, seguindo um plano especifico de ação.

O planejamento estratégico deve direcionar as ações e a aplicabilidade de recursos para atingir os objetivos propostos. Entretanto ele não se resume somente a execução destas etapas. É importante monitorá-lo sistematicamente para que a empresa não volte a seu estado cotidiano, caracterizado pela urgência e pelas atividades sem sentido.

Fonte: https://anafabregat.jusbrasil.com.br/artigos/184238174/a-importancia-do-planejamento-estrategico

« Voltar
Avenida Júlio de Castilhos, 1129 - 95010-003 - Caxias do Sul - RS